Portal da Ufes ganha novo design e mais recursos multimídia

22/03/2024 - 12:21  •  Atualizado 22/03/2024 14:17
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Nova imagem do portal sendo exibida em uma tela de computador e em um telefone celular.

A partir desta sexta-feira, 22, o Portal da Ufes está de cara nova: ganhou design moderno, recursos multimídia e mais ferramentas de acessibilidade, além de simplificar o acesso às informações. As mudanças, por enquanto, alcançam a camada principal do Portal. Numa segunda fase, os outros sites que compõem o portal Ufes.br também vão passar por atualização.

“Essa era uma necessidade, tendo em vista a identidade da Ufes, que se coloca hoje como uma instituição inovadora e comprometida com a inclusão social. Então o portal precisa acompanhar essa evolução. A acessibilidade é outro elemento primordial da atualização, bem como a simplificação da navegação e dos conteúdos, de modo tornar as informações mais objetivas e aumentar a eficácia informativa do site, observando todos os requisitos da Lei de Acesso à Informação (LAI)”, afirma a superintendente de Comunicação (Supec), Ruth Reis.

O novo portal foi desenvolvido por três equipes da Ufes, sob coordenação da Superintendência de Comunicação.  O desenho da interface, a primeira etapa, ficou por conta do Laboratório de Design Instrucional; o desenvolvimento tecnológico foi feito pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Ufes e a produção de conteúdos fica sob a responsabilidade da Supec. O projeto também contou com a consultoria da Ouvidoria da Universidade para adequação à LAI. 

Avaliação

O professor do Laboratório de Design Instrucional, Edson Rufino, responsável pela equipe de design que elaborou o novo portal, afirmou que o processo de discussão começou com uma avaliação do portal antigo, sendo identificada grande quantidade de informações no menu superior, dificuldades de acessibilidade, de legibilidade e de busca. Após uma pesquisa com os usuários, de forma on-line, foram identificadas as necessidades para a nova proposta. 

" O novo portal foi projetado para atender aos máximo as especificações de diretrizes e recomendações internacionais de acessibilidade. Tentamos melhorar ao máximo diversos aspectos como legibilidade e contraste para atender às necessidades de leitura. Foi fundamental a parceria com a STI”, afirmou destacando que a codificação foi feita pensando também nos usuários de dispositivos móveis.

“A ideia era fazer um site mais acessível e moderno. A partir do layout, três pessoas da STI trabalharam no projeto, não de forma exclusiva. Antes, fizemos um levantamento no portal antigo das preferências dos usuários ”, informou Aline Martins, uma das desenvolvedoras da STI. Ela explica que o novo portal usa o mesmo sistema anterior, o Drupal, porém numa versão tecnologicamente mais completa. “Isso nos permite trabalhar com diversas mídias, mais recursos de acessibilidade e criação de blocos de conteúdos mais flexíveis”. 

Acessibilidade 

O acesso ao portal pelo celular está facilitado, pois o sistema é responsivo, o que significa que se ajusta à tela dos telefones móveis. Entre as ferramentas de acessibilidade estão o controle do tamanho da fonte e a integração a um software livre que permite a tradução dos textos em libras. O portal também está preparado para a utilização dos programas leitores de telas. Os cuidados com a acessibilidade começam na postagem dos conteúdos, tendo como novidade a descrição das fotografias.

 

Categorias relacionadas